sábado, 3 de abril de 2010

COEFICIENTES DE ATRITO - Perícias em Acidente

1 abr (2 dias atrás)
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Isaac

COEFICIENTES DE ATRITO - perícias em Acidente

Prezados, esta não é minha área de atuação, por isso peço que revisem e façam comentários.


Coeficentes

Camioneta deslizando, apoiada sobre a lateral concreto, piso concreto 0,3 – 0,4

Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso concreto 0,3

Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso asfalto rugoso 0,4

Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso cascalho 0,5 – 0,7

Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso grama seca 0,5

Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre asfalto 0,4

Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre terra batida seca 0,2

Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre superfície metálica
(atritamento em impactos laterais entre veículos ) 0,6

Motocicleta deslizando, tombada sobre a lateral 0,55 – 0,7

Corpo humano deslizando 1,1

Corpo humano rolando 0,8

Resistência ao rolamento – pneu com calibragem normal 0,01

Resistência ao rolamento – pneu com baixa calibragem 0,013

Pneu deslizando ou derrapando – sobre neve compacta 0,15

Pneu deslizando ou derrapando – sobre gelo ou granizo 0,07

4 comentários:

  1. Prezado Leonardo,

    Talvez fosse interessante citar a fonte de tais dados. O senhor as possui?

    Saudações periciais,

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  2. Faltou o coeficiente de atrito entre pneus e
    o piso , que vai de 0,3 (paralelepipedo molhado) até 0,85 (concreto seco sem residuos de borracha).
    A largura dos pneus não influe no atrito , que por demonstração prática da física , independe da área de contato ; na F-1 eles são largos para maior estabilidade e desgaste mais demorado

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  3. De onde saiu o dado para Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre terra batida seca 0,2?

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