1 abr (2 dias atrás)
Isaac
COEFICIENTES DE ATRITO - perícias em Acidente
Prezados, esta não é minha área de atuação, por isso peço que revisem e façam comentários.
Coeficentes
Camioneta deslizando, apoiada sobre a lateral concreto, piso concreto 0,3 – 0,4
Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso concreto 0,3
Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso asfalto rugoso 0,4
Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso cascalho 0,5 – 0,7
Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso grama seca 0,5
Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre asfalto 0,4
Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre terra batida seca 0,2
Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre superfície metálica
(atritamento em impactos laterais entre veículos ) 0,6
Motocicleta deslizando, tombada sobre a lateral 0,55 – 0,7
Corpo humano deslizando 1,1
Corpo humano rolando 0,8
Resistência ao rolamento – pneu com calibragem normal 0,01
Resistência ao rolamento – pneu com baixa calibragem 0,013
Pneu deslizando ou derrapando – sobre neve compacta 0,15
Pneu deslizando ou derrapando – sobre gelo ou granizo 0,07
Coeficentes
Camioneta deslizando, apoiada sobre a lateral concreto, piso concreto 0,3 – 0,4
Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso concreto 0,3
Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso asfalto rugoso 0,4
Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso cascalho 0,5 – 0,7
Veículo de passeio deslizando apoiado sobre o teto, piso grama seca 0,5
Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre asfalto 0,4
Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre terra batida seca 0,2
Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre superfície metálica
(atritamento em impactos laterais entre veículos ) 0,6
Motocicleta deslizando, tombada sobre a lateral 0,55 – 0,7
Corpo humano deslizando 1,1
Corpo humano rolando 0,8
Resistência ao rolamento – pneu com calibragem normal 0,01
Resistência ao rolamento – pneu com baixa calibragem 0,013
Pneu deslizando ou derrapando – sobre neve compacta 0,15
Pneu deslizando ou derrapando – sobre gelo ou granizo 0,07
Prezado Leonardo,
ResponderExcluirTalvez fosse interessante citar a fonte de tais dados. O senhor as possui?
Saudações periciais,
Também gostaria de saber
ExcluirFaltou o coeficiente de atrito entre pneus e
ResponderExcluiro piso , que vai de 0,3 (paralelepipedo molhado) até 0,85 (concreto seco sem residuos de borracha).
A largura dos pneus não influe no atrito , que por demonstração prática da física , independe da área de contato ; na F-1 eles são largos para maior estabilidade e desgaste mais demorado
De onde saiu o dado para Superfícies metálicas, largas e planas, deslizando sobre terra batida seca 0,2?
ResponderExcluir